Wikileaks revela gravíssima sabotagem dos EUA contra Brasil com aval de FHC

03/04/2013 18:46

 

Wikileaks revela gravíssima sabotagem dos EUA contra Brasil com aval de FHC

Postado em: 23 fev 2011 às 18:22

Telegramas revelam intenções de veto e ações dos EUA contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro com interesses de diversos agentes que ocupam ou ocuparam o poder em ambos os países

wikileaks tecnologia sabotagem brasilOs telegramas da diplomacia dos EUA revelados pelo Wikileaks revelaram que a Casa Branca toma ações concretas para impedir, dificultar e sabotar o desenvolvimento tecnológico brasileiro em duas áreas estratégicas: energia nuclear e tecnologia espacial. Em ambos os casos, observa-se o papel anti-nacional da grande mídia brasileira, bem como escancara-se, também sem surpresa, a função desempenhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, colhido em uma exuberante sintonia com os interesses estratégicos do Departamento de Estado dos EUA, ao tempo em que exibe problemática posição em relação à independência tecnológica brasileira. Segue o artigo do jornalista Beto Almeida.

O primeiro dos telegramas divulgados, datado de 2009, conta que o governo dos EUA pressionou autoridades ucranianas para emperrar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamento dos foguetes Cyclone-4 – de fabricação ucraniana – no Centro de Lançamentos de Alcântara , no Maranhão.

Veto imperial

O telegrama do diplomata americano no Brasil, Clifford Sobel, enviado aos EUA em fevereiro daquele ano, relata que os representantes ucranianos, através de sua embaixada no Brasil, fizeram gestões para que o governo americano revisse a posição de boicote ao uso de Alcântara para o lançamento de qualquer satélite fabricado nos EUA. A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que os EUA “não quer” nenhuma transferência de tecnologia espacial para o Brasil.

Leia mais

“Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”, diz um trecho do telegrama.

Em outra parte do documento, o representante americano é ainda mais explícito com Lokomov: “Embora os EUA estejam preparados para apoiar o projeto conjunto ucraniano-brasileiro, uma vez que o TSA (acordo de salvaguardas Brasil-EUA) entre em vigor, não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil”.

Guinada na política externa

O Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA (TSA) foi firmado em 2000 por Fernando Henrique Cardoso, mas foi rejeitado pelo Senado Brasileiro após a chegada de Lula ao Planalto e a guinada registrada na política externa brasileira, a mesma que muito contribuiu para enterrar a ALCA. Na sua rejeição o parlamento brasileiro considerou que seus termos constituíam uma “afronta à Soberania Nacional”. Pelo documento, o Brasil cederia áreas de Alcântara para uso exclusivo dos EUA sem permitir nenhum acesso de brasileiros. Além da ocupação da área e da proibição de qualquer engenheiro ou técnico brasileiro nas áreas de lançamento, o tratado previa inspeções americanas à base sem aviso prévio.

Os telegramas diplomáticos divulgados pelo Wikileaks falam do veto norte-americano ao desenvolvimento de tecnologia brasileira para foguetes, bem como indicam a cândida esperança mantida ainda pela Casa Branca, de que o TSA seja, finalmente, implementado como pretendia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas, não apenas a Casa Branca e o antigo mandatário esforçaram-se pela grave limitação do Programa Espacial Brasileiro, pois neste esforço algumas ONGs, normalmente financiadas por programas internacionais dirigidos por mentalidade colonizadora, atuaram para travar o indispensável salto tecnológico brasileiro para entrar no seleto e fechadíssimo clube dos países com capacidade para a exploração econômica do espaço sideral e para o lançamento de satélites. Junte-se a eles, a mídia nacional que não destacou a gravíssima confissão de sabotagem norte-americana contra o Brasil, provavelmente porque tal atitude contraria sua linha editorial historicamente refratária aos esforços nacionais para a conquista de independência tecnológica, em qualquer área que seja. Especialmente naquelas em que mais desagradam as metrópoles.

Bomba! Bomba!

O outro telegrama da diplomacia norte-americana divulgado pelo Wikileaks e que também revela intenções de veto e ações contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro veio a tona de forma torta pela Revista Veja, e fala da preocupação gringa sobre o trabalho de um físico brasileiro, o cearense Dalton Girão Barroso, do Instituto Militar de Engenharia, do Exército. Giráo publicou um livro com simulações por ele mesmo desenvolvidas, que teriam decifrado os mecanismos da mais potente bomba nuclear dos EUA, a W87, cuja tecnologia é guardada a 7 chaves.

A primeira suspeita revelada nos telegramas diplomáticos era de espionagem. E também, face à precisão dos cálculos de Girão, de que haveria no Brasil um programa nuclear secreto, contrariando, segundo a ótica dos EUA, endossada pela revista, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, firmado pelo Brasil em 1998, Tal como o Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA, sobre o uso da Base de Alcântara, o TNP foi firmado por Fernando Henrique. Baseado apenas em uma imperial desconfiança de que as fórmulas usadas pelo cientista brasileiro poderiam ser utilizadas por terroristas , os EUA, pressionaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que exigiu explicações do governo Brasil , chegando mesmo a propor o recolhimento-censura do livro “A física dos explosivos nucleares”. Exigência considerada pelas autoridades militares brasileiras como “intromissão indevida da AIEA em atividades acadêmicas de uma instituição subordinada ao Exército Brasileiro”.

Como é conhecido, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, vocalizando posição do setor militar contrária a ingerências indevidas, opõe-se a assinatura do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, que daria à AIEA, controlada pelas potências nucleares, o direito de acesso irrestrito às instalações nucleares brasileiras. Acesso que não permitem às suas próprias instalações, mesmo sendo claro o descumprimento, há anos, de uma meta central do TNP, que não determina apenas a não proliferação, mas também o desarmamento nuclear dos países que estão armados, o que não está ocorrendo.

Desarmamento unilateral

A revista publica providencial declaração do físico José Goldemberg, obviamente, em sustentação à sua linha editorial de desarmamento unilateral e de renúncia ao desenvolvimento tecnológico nuclear soberano, tal como vem sendo alcançado por outros países, entre eles Israel, jamais alvo de sanções por parte da AIEA ou da ONU, como se faz contra o Irã. Segundo Goldemberg, que já foi secretário de ciência e tecnologia, é quase impossível que o Brasil não tenha em andamento algum projeto que poderia ser facilmente direcionado para a produção de uma bomba atômica. Tudo o que os EUA querem ouvir para reforçar a linha de vetos e constrangimentos tecnológicos ao Brasil, como mostram os telegramas divulgados pelo Wikileaks. Por outro lado, tudo o que os EUA querem esconder do mundo é a proposta que Mahmud Ajmadinejad , presidente do Irà, apresentou à Assembléia Geral da ONU, para que fosse levada a debate e implementação: “Energia nuclear para todos, armas nucleares para ninguém”. Até agora, rigorosamente sonegada à opinião pública mundial.

Intervencionismo crescente

O semanário também publica franca e reveladora declaração do ex-presidente Cardoso : “Não havendo inimigos externos nuclearizados, nem o Brasil pretendendo assumir uma política regional belicosa, para que a bomba?” Com o tesouro energético que possui no fundo do mar, ou na biodiversidade, com os minerais estratégicos abundantes que possui no subsolo e diante do crescimento dos orçamentos bélicos das grandes potências, seguido do intervencionismo imperial em várias partes do mundo, desconhecendo leis ou fronteiras, a declaração do ex-presidente é, digamos, de um candura formidável.

São conhecidas as sintonias entre a política externa da década anterior e a linha editorial da grande mídia em sustentação às diretrizes emanadas pela Casa Branca. Por isso esses pólos midiáticos do unilateralismo em processo de desencanto e crise se encontram tão embaraçados diante da nova política externa brasileira que adquire, a cada dia, forte dose de justeza e razoabilidade quanto mais telegramas da diplomacia imperial como os acima mencionados são divulgados pelo Wikileaks.

 


  • CASABEL, em 21 de dezembro de 2011 às 15:13 disse:

    O fhc não é um inocente útil, ele é um dos baluartes do imperialismo norte-americano no mundo, um lesa-pátria, um criminoso. Sou crítico do Congresso, mas, no caso de Alcântara, os políticos tiveram um comportamento irretocável. Penso, também, que deveria ser levado ao conhecimento público a obra do físico Girão e, ainda, o ensino de primeira linha do IME e até, por incrível que pareça, a atitude do ex-ministro da Defesa, Nélson Jobim.

  •  
    Valdir dos Santos, em 21 de dezembro de 2011 às 21:11 disse:

    Casabel, louvo contigo os louvados e defenestro como você o obsceno FHC.
    O artigo guarda as devidas proporções das denúncias. O primeiro terrorista a usar a bomba atômica foi os EE.UU. Temem muito que deem a eles o mesmo tratamento. O comportamento deles sempre foi oportunista. Amo o povo americano, mas os que os governam são uma lastima. Se vencerem serão tão banais e corruptos que não tardaram a sofrer as consequências das barbáries cometidas. Os EE.UU são inimigos dos interesses do Brasil.

  •  

    O EUA tem feito essas manobras ainda, infelizmente.

  •  

    Luiz José Mendnça, 18 de abril de 2012.

    Após essas revelações bombásticas dos EEUU contra o desenvolvimento espacial e nuclear do Brasil, tudo nos leva a crer que a explosão da Base de lançamentos de foguetes espaciais de Alcantara, que vitimou 10 cientistas brasileiros naquela área tecnológica, não foi por acaso, mas sim, por um montruoso e covarde crime executado por interesses alienígenas. Infelizmente, como sempre, nada podemos provar, todavia, suspeitar não é crime.

  •  
    EDISON BITTENCOURT, em 19 de abril de 2012 às 7:26 disse:

    Eu orientei 5 teses de doutorado em áreas diretamente relacionadas com o Programa Espacial- com alunos que trabalhavam na área, na Aeronáutica, em SJC. Na época da explosão ( incêndio) em Alcântara, até a data, somente 10% do orçamento para o Programa havia sido liberado pelo Governo. 5 das vítimas poderiam ter sido de alunos meus. POr dice versas razões não paerticiparam da missão.Em algumas ocasiões faltava dinheiro para rancho no CTA. O Brasil é um País hoje, semi-soberano, colocado nessa posição pela sucessão de governos Collor,FHC, Lula, e agora Dilma ( não sabemos qual vai ser sua posição). País algum pode ser forte sem Forças Armadas fortes.

  •  
    Jose Pedro Bueno de Meira., em 20 de abril de 2012 às 18:00 disse:

    Jamais acrditei que a explosão da Base de Alcantara tenha sido obra do azar. Foi muito bem planejada por forças com interesses contrarios ao desenvolvimento do Brasil. Infleizmente, ao que parece o “trabalho”" fo bem feito que nao houve rastro.

  •  
    Messias Alves, em 21 de abril de 2012 às 21:42 disse:

    Em 2001 o Deputado Jair Bolsonaro disse que o comportamento do Presidente FHC, no tocante a política nacional, ele MERECIA SER FUZILADO . Tal afirmação, obviamente em sentido figurado, fez com que FHC, a todo custo, interferisse no processo de cassação do Deputado. Hoje Bolsonaro prova estar com a razão sobre FHC. É uma pena que a mídia não dê espaço a Bolsonaro, ou o que é pior, sabota-o.

  •  
    Luiz Claudio Vieira Lopes, em 22 de abril de 2012 às 17:26 disse:

    Muito simples explicar a explosão do foguete!
    A base fica próxima à praia. Nada impede que um agente chegue pelo mar e atire alguma flecha ou algo parecido e que causasse a explosão!
    Simples assim!

  •  
    Fernando Henrique Cardoso, em 23 de abril de 2012 às 11:39 disse:

    Amo todos vocês, estou com saudades! A vida aqui em Paris é muito tediosa!
    Que Stalin esteja convosco!

  •  
    Julio, em 26 de abril de 2012 às 20:39 disse:

    EU SEMPRE SOUBE DISSO, QUE OS EUA SABOTARAM O PROJETO ESPACIAL BRASILEIRO, SEMPRE TIVE ISSO NO MEU CORAÇÃO, SÓ FALTAVA A CONFIRMAÇÃO. CACHORROS DESGRAÇADOS, QUE VONTADE DE CHORARRRRRRRRRRRRR…

  •  
    Platão, em 3 de maio de 2012 às 11:58 disse:

    A Folha de São Paulo armou uma arapuca para o Ministro Jobim se indispor com a Presidente Dilma porque contrariava interesses norte-americanos. Aliás tudo que é nacional contraria interesses dos EUA.
    Colocaram o Celso Amorim que não entende nada de defesa e acha que tudo se resolve na diplomacia.
    A arapuca armada pela Folha de São paulo foi concebida no exterior.

  •  
    Rafael D. S. de Moraes, em 11 de maio de 2012 às 14:50 disse:

    O problema de tudo isso, é o povo brasileiro, a maioria que infelizmente aceita tudo que é imposto! Concordo plenamente com o que o Bittencourt disse acima, “País algum pode ser forte sem Forças Armadas fortes.”
    O problema começa em cada cidadão brasileiro, quando quer se safar de algo, corromper o outro, achar que tudo vai ter um amigo que tem “nome” para se safar ou que o dinheiro irá resolver! Temos que acreditar em nossa nação, acreditar em um ideal, e um futuro descente para nossos descendentes e para todo aquele cidadão brasileiro de verdade que é patriota sabe exatamente que o futuro de uma grande nação começa com a educação recebida em casa, com pequenas atitudes e principalmente honestidade! Cabe a nós, a cada um de nós sermos aquele líder que queremos no governo, como chefe de estado representando o povo, como um diretor represantando uma escola, como um pai representando uma família.
    Ou amamos nossa terra ou deixamos ela, se queremos ter algo, alcançar um nível no mundo, temos que lutar para que aconteça!
    Acredito plenamente no povo brasileiro mas ainda somos uma nação imatura mas temos todo potencial e recursos para sermos uma grande nação…
    Depois de Deus, …………………………….. BRASIL A CIMA DE TUDO!
    HURRA!!!

  •  
    alderijo bonache, em 2 de julho de 2012 às 21:58 disse:

    Mas somente os estúpidos é que ignoram que o famigerado FHC seja um traidor da pátria! Este entreguista repulsivo sempre andou de calças arriadas ante o satã do norte, merecia ser enforcado no primeiro poste com não mais que dois metros de corda! Estranho que Jobim tenha se oposto ao acordo celebrado por FHC, visto se tratar de um personagem a quem não recomendo a nin guém! Mas nesta ele me causou uma grata surpresa! Estranho muito o tratamento dispensado aos governos militares, os quais pelo menos não eram tão indígnos como este pulha que do alto de seus 82 anos de idade, tem o descaramento de pregar a liberação de drogas no Brasil!

  •  
    lian, em 14 de agosto de 2012 às 10:45 disse:

    é melhpr ler Dalton Girão Barroso(cearense por sinal)

  •  
    ABR, em 9 de outubro de 2012 às 20:24 disse:

    Será que a culpa é do FHC mesmo ou de poucos investimentos nas áreas científicas e tecnológicas nestes últimos governos petistas que impediram o avanço do programa brasileiro?

  •  
    Marco, em 12 de outubro de 2012 às 20:28 disse:

    Os norte americanos estão errados? NÃO! Eles apenas defendem seus interesses com sua política externa.
    Nós brasileiros estamos errados? SIM! Somos um povo tolo que não consegue enxergar um objetivo, não planeja, não se organiza, e o pior de tudo não sabe votar. O BHC…BHC sim pois mata os insetos, é apenas mais um traidor esquerdista, sendo ele o grande responsável pela vitória do apedeuta Lulla, que governou oito anos fazendo o governo mais corrupto da história do Brasil. Vamos ao samba com futebol regados a muita caipirinha com cerveja. É só isso que brasileiro gosta.

  •  
    Diego, em 21 de outubro de 2012 às 15:32 disse:

    acorda Brasil

    faz logo essa bomba nuclear…..

  •  
    Cid Mattos, em 22 de outubro de 2012 às 9:13 disse:

    Nunca engoli essa história do acidente em Alcântara.. é muito simples entender.. Imaginem uma superpotência que se acha no direito de ser a única nação com um poderio bélico há muitos anos luz na frente de qualquer outro país que há no paneta, e que possuem os melhores caças invisíveis tripulados ou não . Podem entrar a qualquer momento no espaço aéreo brasileiro e acertar um alvo com precisão cirúrgica ha muitos quilômetros de distância… é assustador mas é real , não é ficção.

  •  

    ridículo.
    o brasil nem consegue cuidar da saúde ou das prisões e vem neguinho querendo mandar foguete pra lua? ora, se liga. vá fingir que é civilizado na casa do carambola.

  •  
    brasileiro, em 26 de outubro de 2012 às 9:36 disse:

    tem um video no youtube que mostra como os americanos sabotaram os foguetes brasileiros.

  •  
    brasileiro, em 26 de outubro de 2012 às 9:45 disse:

    vejam: A BOMBA ATÔMICA BRASILEIRA, no youtube.

  •  
    jerry damiao santos de almeida, em 4 de dezembro de 2012 às 15:18 disse:

    os norte americanos sempre resolveram coisas tendo uma politica autoritaria e soberana oprimi empoi direito sempre teve a onu ao seu lado vemos isso contra o japao iraque e seus massacres p/ser o que e hoje eles estao comedo por que sabe que a china ja o ultrapassou sua economia podemos ver isso o dola nao mais e o que e o brasil foi o menos afetado c/ a crise internacional brasil e um pais jovem promissor e disso que eles tem medo, se nao fosse tao corrupito estariala na frente emais facil a china ser destruida por um terremoto e reconstruida no seu esplendor passando o brasil novamente.

  •  

    GRAÇAS AO UNIVERSO VOCES DO WIKILEAKS EXISTEM PRA JOGAR PRA FORA TODA ESSA PODRIDÃO DAS INDUSTRIAS DO PLANETA E DAS 11 OU 13 FAMILIAS DOMINADORAS , REBELIÃO SEMPRE, O MUNDO É DE TODOS , NÃO SÓ DE ALGUNS, ENQUANTO A VIDA HÁ LUTA ,MEUS PARABENS , CONTINUEM SEMPRE DENUNCIANDO TUDO ,INCLUSIVE SOBRE O BRASIL O QUE SE ESCONDE SOBRE ESTES POLITICOS DAQUI !!!!!!!!!!!!!

  •  
    Cléverson, em 26 de fevereiro de 2013 às 14:42 disse:

    Se a explosão de Alcantara fosse investigada novamente, veriamos o dedo deles!

  •  
    paulo cesar, em 2 de abril de 2013 às 23:19 disse:

    O que tenho a dizer que nós como brasileiros acostumados a aceitar tudo, é aceitar o que esse bando de politicos corruptos fazem com o nosso país se ainda é nosso. Voces ja viram um livro de Geografia americano? A Amazonia é territorio americano, fizemos o quê? Nada…